top of page

      O Método Pilates

O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental, trabalha o equilíbrio, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longa.

O método tem como base um conceito denominado de contrologia . Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento. A técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos. Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento. Essa mistura resultou em um método eficáz e cada vez mais popular que hoje traz benefícios para pessoas de todas as idades.

 

 Benefícios do Pilates

- Aumento de força,

- maior controle muscular,

- integração corpo e mente,

- melhora da capacidade respiratória,

- aumento da flexibilidade,

- fortalecimento muscular,

- correção da postura,

- reestruturação do corpo,

- prevenção de lesões,

- aumento da consciência corporal,

- melhora da auto-estima, 

- alívio de dores musculares, 

- fortalecimento da musculatura do asoalho pélvico, 

- melhora da incontinência urinária e fecal.

 Quem Pode praticar?

 

- Pessoas com hérnia de disco e problemas de coluna,

- Gestantes: que já praticavam exercícios físicos após o primeiro trimestre da gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade.

- Terceira Idade: traz benefícios tais como alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade.

- Sedentários: O Pilates é uma opção para aquelas pessoas que não gostam de se exercitar e querem reverter esse quadro evitando lesões. Os exercícios de Pilates são bem diferentes dos exercícios de musculação e deixam de ser um sacrifício e passam a ser um prazer.

- Reabilitação: de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros.

- Pós-cirurgicos: para lesões em joelhos, quadris, coluna; o método é aconselhável devido ao baixo impacto e opção de poucas repetições.

- Desportistas: a fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos o que contribui para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo.

- Crianças: podem praticar Pilates desde que seja priorizado exercícios de coordenação motora, equilíbrio e alongamento. O Pilates pode ajudar em vários desvios posturais e também na má postura infantil.

bottom of page